ORIENTE DE SANTOS VOLTA À TER UMA LOJA DO GRANDE ORIENTE PAULISTA DEPOIS DE 3 ANOS

O oriente de Santos volta à ter uma Loja do Grande Oriente Paulista após 3 anos sem nenhuma representante. Através do ato 074 do dia 07 de novembro de 2019, foi autorizado o funcionamento provisório da Augusta e Respeitável Loja Simbólica MAESTRO CARLOS GOMES, que irá trabalhar no REAA.
A cidade que já teve na última década 6 Lojas do GOP: Cidade de Santos, Cavaleiros Noaquitas, Tríade de Santos, Fraternidade de São Vicente, Romã e Caduceu de Hermes, acabou ficando sem nenhuma Loja representante, em função de ações orquestradas por lideranças outras que levaram à migração para outras Potências (4) e também abater colunas (2).
E numa cidade que é emblemática para a Ordem Maçônica, pois naquele oriente foi onde ocorreram grandes participações da Maçonaria, sendo que a primeira Loja fundada ocorreu no ano de 1853, quando a cidade contava somente com 7.500 habitantes, que foi a LOJA FRATERNIDADE, e que contou entre seus fundadores com Martim Francisco Ribeiro de Andrada, irmão de José Bonifácio de Andrada.
A Loja MAESTRO CARLOS GOMES nasce da união de irmãos que pertenciam à alguma das Lojas acima e que não se dispuseram à migrar para outras Potências por imposição das decisões tomadas pelos dirigentes da época, queriam continuar no Grande Oriente Paulista e acabaram filiando-se em Lojas da região e também da Capital, para continuar fazendo parte do GOP.
Carlos Gomes foi iniciado a 24 de junho de 1859, na Loja Amizade, a primeira da capital paulista, fundada a 13 de maio de 1832 e pertencia ao Grande Oriente Brasileiro (da Rua do Passeio) e que seria depois incorporada ao Grande Oriente do Brasil. O irmão Maestro Antonio CARLOS GOMES, é uma das maiores figuras da Música Latino-Americana, e o primeiro compositor brasileiro que obteve grande sucesso, primeiro na Itália e, depois, em toda a Europa. Nasceu em 11 de julho de 1836, em Campinas, no Estado de São Paulo, filho de Manuel José Gomes, mestre de música na então Vila Real de Campinas, com quem Carlos Gomes, ainda menino, iniciou-se na arte musical
Agora com a fundação da Loja MAESTRO CARLOS GOMES, projeta-se a reorganização do GOP na Baixada Santista num futuro próximo, com o estímulo aos irmãos e também com fundação de outras novas Lojas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *