AGORA É OFICIAL: GOSP SE DESLIGOU EM DEFINITIVO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Agora é oficial: a Assembleia Geral Extraordinária conjunta com a PAEL-Poderosa Assembleia Estadual Legislativa convocada pelo Eminente Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo-GOSP Kamel Aref Saab e apoiada pelo Eminente Raimundo Hermes Barbosa, presidente da PAEL referendou o Decreto 353-2015/2019 que DECRETOU A IMEDIATA DESFEDERALIZAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO-GOSP EM RELAÇÃO AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL.
Com aprovação de 82,5% dos representantes das Lojas do GOSP no Estado de São Paulo que estavam presentes na Assembleia, foi aprovado o Decreto 353-2015/2019 e agora o Grande Oriente de São Paulo é uma Potência Maçônica não mais federada ao Grande Oriente do Brasil, passando a ser independente, assim como Grande Oriente Paulista. Havia um sentimento entre nossos irmãos do GOSP durante todos esses dias que antecederam a Assembleia de que a independência seria o melhor caminho a ser seguido, devido às ocorrências protagonizadas pelo GOB em vários Estados, com várias dissidências ocorrendo e irmãos tendo suspensos seus direitos maçônicos. Várias Lojas do Estado de São Paulo divulgaram manifestos nesta semana pregando a separação e um dos principais motivos pela decisão seria a permissão para voltarem a praticar a inter-visitação ente as demais Potências, que está ainda proibida por ato do GOB.
À partir de agora um novo tempo se inicia na Maçonaria Paulista, com as 3 Potências estaduais GOP, GOSP e GLESP formando em número de irmãos a maior Maçonaria Brasileira e também Sul Americana. Uma grande oportunidade que os Grão Mestres terão para traçar em conjunto um novo caminho e que traga sim a união, a concórdia e a coesão em torno dos objetivos comuns de todos os Maçons, deixando de lado os projetos pessoais e individuais que possam dividir, para trabalharem conjuntamente em projetos de construir uma Maçonaria que seja realmente progressista e inspiradora, motivando os irmãos de suas Lojas.
Que nossos atuais dirigentes da Maçonaria Paulista sintam a responsabilidade que tem em suas mãos e tenham a visão de aproveitar este momento para que seja este o ponto de partida, para que possamos promover uma verdadeira arrancada da maçonaria no Terceiro Milênio !

57 comentários

  • Aparecido Chagas do Nascimento

    Parabéns aos irmãos, pela coragem de dizer não aos anseios pessoais em prol da união.

  • Aparecido Chagas do Nascimento

    Parabéns ao irmãos, unidos seremos mais fortes

  • José Lopes de Oliveira

    Unidos somos mais.

  • Zulamar Ferreira da Silva

    Parabéns à Maçonaria de São Paulo pelo exemplo de irmandade, o GOSP vai precisar do apoio do nosso GOP e da GLESP, um TFA em nome da Soberana Assembleias Legislativa Maçônica do Grande Oriente da Paraíba.
    Zulamar Ferreira da Silva
    Respeitabilidade Presidente

  • Paulo Roberto Martinello

    Parabéns a todos ! Prevaleceu a Liberdade a Igualdade e a Fraternidade!

  • leonel zavarizi neto

    Parabéns um TFA a todos os nossos irmãos, força força força SFU.

  • Quintin Roberto Vázquez Félix

    Foi muito bom para todos os Maçons
    Vamos unir todas as Potências do Estado de São Paulo.

  • JOÃO DE DEUS NETO

    Parabéns pela lucidez dos irmãos do GOSP e pela coragem de tomar tão importante e necessária decisão.
    Que o GADU proteja vossa independente caminhada.
    T.F.A.

  • Francisco Matildo Almeida Lima

    Parabéns, que GADU ilumine e proteja o novo caminho a seguir transbordando de Fraternidade.

  • Falar de Maçons com atitudes e coragem para assumirem a igualdade, fraternidade, liberdade é comprovar a olho nu, a porta que se abre de dentro para fora, o micro cosmo que se faz presente alterando o Macrocosmo alcançando a arrumação do universo que é comum àqueles de boa vontade. O número 3, das Potências Estaduais GOP, GOSP e GLESP formando em número de irmãos a maior Maçonaria Brasileira e também Sul Americana, nada mais é do que a perfeição de buscar o respeito, a dignidade, e o amor de podermos receber nossos irmãos, como extensão de nossos familiares. Que possamos ter todos os fraternos irmãos em todas as nossas Lojas, dinamizando de forma a crescermos nos estudos, de nós mesmos. Parabéns.

  • Washington Luís de Campos

    Parabéns a todos irmãos do GOSP que empenharam para esse acontecido, desejo sucesso e muita Maçonaria nessa nova jornada.
    TFA
    Irmão Washington Luís de Campos
    ARLS ACÁCIA GUAIRENSE 057

  • Ednir Luppi Filho

    Penso que este momento seria a do cavalo encilhado passando, a oportunidade histórica da fusão das Potências GOP, GOSP e GLESP. Isso sim seria uma demonstração de Maçonaria Unida! Atenção nossos dirigentes, vamos pensar com carinho nisso! Deixemos de lado essas coisas menores de poder, cargos e dinheiro atrapalhar a concretização dos princípios maçônicos mais elementares!

  • Luiz Aparecido da Silva

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP pela sábia decisão que trará a todos os Maçons do Estado de São Paulo a verdadeira fraternidade para nossa Ordem.

  • RONEI ANTÔNIO FERRARI.

    Parabéns aos irmãos do GOSP. chega de obediência cega, chega do chamado “guela abaixo”. Vamos apoiar nossos queridos irmãos do GOSP.

  • Sergio

    Parabéns a todos pela iniciativa, mostrando que Maçonaria é feita por homens livres e de bons costumes, que o que prevalece são as atitudes, junto com a fraternidade e a caridade, independente de Obediência, pois o Maçom é reconhecido pelas atitudes e ações que promove.

  • Sérgio Gois de Oliveira

    Parabéns aos irmãos pela coragem, que todos possam voltar para Câmara de Reflexões e buscar o melhor para a Maçonaria. S.F.U.

  • Divisão nunca é bom e saudável. Vai sobrar para os irmãos das Lojas do GOSP pagarem este investimento. A única parte boa é que unimos, como sempre deveria ter sido, os irmãos do GOP. Vamos ver o que o tempo vai mostrar!

  • Renato Pascoal

    Sensacional!
    São 97 anos de história e fazendo MUITO pela Maçonaria para ser desrespeitado pelo GOB, que agora terá que “engolir quadrado” a perda do maior Estado da Federação.
    Não cuidaram por AMOR, agora perderam pela DOR.

  • Henrique Menezes Lucena

    Vida eterna e abençoada ao GOSP, parabéns aos dissidentes que pensam.

  • Adolfo

    NÃO HÁ BEM QUE SEMPRE DURE E MAL QUE NUNCA SE ACABE. A CASTRAÇÃO GOBIANA ACABOU E SÓ TEM UM CULPADO, O SEU EX GRÃO MESTRE E QUE TUDO QUIS E PERDEU, DEIXANDO COMO ÁGUA ROLAR ENTRE OS DEDOS. PERDEU TIO.!!!!!

  • Cristiano R Silva Filho

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP!! Uma nova fase se inicia!!
    Cristiano R Da Silva Filho
    ARLS luz Paz E Justiça
    G O P

  • Luiz A Marquezin

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP pela sábia decisão que trará a todos os Maçons do Estado de São Paulo a verdadeira fraternidade para nossa Ordem.

  • Renato Oliveira

    Excelente notícia Unidos somos muito mais fortes!!!! Muitas felicidades e sucesso aos irmãos do GOSP.

  • PARABÉNS AOS IRMÃOS DESTE ORIENTE , ISSO JÁ ERA ESPERADO , ESTAMOS TODOS DE PÉ E A ORDEM , IRMÃO ALBERTO SCAFF, ARLS CAVALEIROS DA LUZ , GOMS , SFU:.

  • Excelente notícia Unidos somos muito mais fortes!!!! Muitas felicidades e sucesso aos irmãos do GOSP.
    TFA

  • Sérgio Silva

    Como falar em união qdo estamos vendo um dos maiores rachas da história Maçônica???
    Isso irá perdurar até outro Grão Mestre achar outro caminho e restaurar a filiação.
    Estamos vivenciando um momento de vaidades sem limites ambos (GOB e GOSP) em nenhum momento pensaram nas Lojas nem tão pouco nos irmãos dos quadros.
    Isso promoverá uma demandada sem precedentes nas Lojas o que será um preço muito alto para os irmãos.
    Que o GADU ilumine e preserve a menor célula, as Lojas.

  • Icaro Antônio Garcia

    Viva a Maçonaria Paulista

  • Robertinho

    Espero que esta triplice União GOP GOSP E GLESP se estabeleça com bases em LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE , e que ocorra com dicernimento é União para o engrandecimento de nossa Sublime Ordem.
    TFA

  • Roberto Gomes Galdeano

    O irmao disse que divisão nunca é bom e saudável. Submissão, humilhacao, castração é que não é bom nem saudável.

  • Osvaldo Romio Zaniolo

    Maçom da Maçonaria romântica, cadastro 8181 GLESP. Emérito, aguardo há 43 anos a realização deste sonho. FORÇA QUERIDOS irmãos. Principalmente nesta época em que esta maravilhosa pátria brasileira, NUNCA PRECISOU TANTO DE NÓS! !!

  • Francisco Carlos Domingues

    Parabéns aos Irmãos do GOSP, é um momento para reflexão, mas não podia acontecer de outra forma. Ficar longe dos que buscam o poder pelo poder é saudável.
    Todos devem apoiar este momento de novos rumos, novos caminhos. Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

  • Wilson Roberto dos Santos

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP, que o GADU dê direção e sabedoria.

  • Amilton Fontes

    Parabéns aos irmãos do GOSP, prevaleceu Igualdade, Fraternidade e Liberdade.

  • Valdecir José Carmello

    Huzzé…Huzzé…Huzzé!

  • Claudinei luiz

    O GOSP sem o GOB tem o reconhecimento da GLUI ?

    • Geraldo Meireles Pacheco

      Que orgulho em ser reconhecido pelos ingleses.
      Eu, de cá, me orgulho mais em poder olhar de frente meus irmãos, minha família e meu espelho.
      Sou maçom independente.

    • Alex Visses

      Meu irmão, o GOB sim, as unidades federadas, independente não! Ou seja, o GOSP não tem reconhecimento de nenhuma potência… Mas rapidamente irão reverter isso!

  • Paulo Santos

    Lamentável. Com a posse do novo Grão Mestre do GOB, ocorrida no último dia 15/09, expectamos que o ato proibitivo da inter visitação, assinada pelo ex-grão mestre, com os nossos valorosos irmãos da COMAB caia, nos próximos dias.

  • ESTÁCIO AMÂNCIO DE MELO

    Boa sorte aos irmãos, que o GADU derrame agora: paz e longa vida a todos….não nos esqueçamos: SOMOS TODOS IRMÃOS!

  • Juliano Pereira de Morais

    Até quando, a vaidade de certos “IIr”, vai sobressair aos nossos preceitos, parabéns ao Gosp, parabéns aos nobres IIr!!!

  • Márcio Vitorino de Souza

    GOSP veio trazer a mudança necessária nesse quase um século sob o regime GOB. Que assim como em nosso Tríplice Fraternal Abraço… a Tríplice Família Maçônica Paulista GOSP, GOP e GLESP façam um tempo de luz a nova história defendendo a LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE de Forma JUSTA e PERFEITA dentro de nossas LOJAS como ETERNOS APRENDIZES que desbastam diariamente sua PEDRAS BRUTAS…..Parabéns!!!! E que GADU ilumine o NOVO GRÃO MESTRE eleito e seja derrubada a intervisitacao até então imposta fugindo de nossos preceitos de UNIÃO.

  • René Crepaldi Filho

    Caro Sérgio, concordo com você, a fragmentação não constroe nada a longo prazo, é uma falsa impressão de empoderamento e que não faz parte de nossos preceitos, quem pode crer naquilo que separa? A Maçonaria está refletindo o que se tornou nosso País hoje, promovendo divisão, para que nenhum grupo tenha força da modificar o “establishment”.

  • Luiz Fernando Caninéo

    Para comemorarmos o resgate da União da Maçonaria Paulista estamos no aguardo do devido decreto para mobilizarmos visitas às Lojas do Grande Oriente Paulista em toda nossa região.
    Oh! Quão bom voltarmos a habitar em união.
    TFA
    Fernando Caninéo

  • Carlos Henrique Menezes Lima

    É de se lamentar chegarmos a esse ponto.
    O GOB se enfraquece com a saída dos irmãos dessa Potência.
    Torço para que tudo seja resolvido com harmonia.
    E agora os irmãos vão ficar ESPÚRIOS?

  • Nilton pereira dos santos.

    Assistimos com tristeza mais este RACHA, lamentavelmente não se aprende com o passado, em 1927, surge MERECIDAMENTE AS GRANDES LOJAS, em 1973, surge MERECIDAMENTE o COLEGIADO DE GRÃOS MESTRES, hoje COMAB e agora a INDEPENDÊNCIA MERECIDAMENTE do GOSP.
    Espero que as divergências não gerem mais hostilidades.
    Nilton pereira dos santos.
    GOBMG.
    CIM 133.307- MI.

  • Claudinei luiz

    Meus irmãos, as potências espúrias e não reconhecidas estão felizes, pois o GOSP desceu ao mesmo nível.
    A carta de regularidade esta com o GOB e GLESP. Sem carta não é maçom regular, é espúria !!!

  • Algumas potencias não se lembram que uma loja justa e perfeita não necessita de estar ligado a uma Potencia. Ainda mais aquela que quer o DOMINIO em tudo e todos.
    Se parar de colocar lenha na fogueira ela se apaga por si só.
    Temos que parar de dar obrigação e satisfação ao GOB e outras que se acham ILUSTRES.
    G.A.D.U. não deixou nenhuma procuração determinando ser a unica Potencia correta esta ou aquela

    • Fernando Correa Itu

      Infelizmente, meu Irmão, cederam aos “poderosos” do GOB, aqueles que não querem “largar o osso”, estão sempre com cargos, sejam na esfera estadual ou federal! LAMENTÁVEL!

  • Fernando Correa Itu

    Que pena que o GOP e a GLESP “abriram as pernas”. O GOB proibia a intervisitação aos irmãos do GOP, na mesma hora que nos libertamos das tiranias, desmandos, opressão do GOB, o GOSP reverteu esta ordem absurda, mas os “perdedores” da eleição estadual do GOSP, não querendo ficar sem os seus fitões e cargos pomposos, ardilosamente tramaram que o GOSP não seja recebido em Lojas da GLESP / GOP. Pena, mesmo, que os dirigentes destas aceitaram! Não foi o GOSP que proibiu a intervisitação, pelo contrário, muitos irmãos visitavam acobertados as Lojas do GOP. LAMENTO GOP e GLESP!

    • Ideval Geraldo Freitas

      Concordo plenamente. Isso no mundo profano é conhecido como retaliação. Foi o GOSP quem primeiro se levantou contra os absurdos do GOB. Na linguagem popular isso é conhecido como: “Vingança de Puta”

  • Mario

    Não foi o Gosp que se desligou , más sim alguns irmão desinformados, que foram para a irregularidade devido uma meia duzia de pessoas que visaram interesses próprios ! mais da maioria regularizou se no GOB- SP , e muitos que se desligaram já estão retornando as lojas do GOB SP !

  • Mario Cesar

    Primeiramente, um excelente bom dia à todos os Irmãos.
    Interessante que agora os GOSP pensem dessa forma, até pouco tempo atrás os mesmos irmão, não apenas do GOSP mas da GLESP, também, sempre desdenharam dos irmãos do GOP. Eram chamados de GOPINHO, VERMELHINHOS e isso sem contar que se orgulhavam de proibir a inter-visitação com os manos do GOP.
    Cansei de ver irmãos do GOSP e GLESP dizendo que os manos do GOP eram espúrios, e agora ficam nessa babação de ovo! Lamentável. Ainda em tempo há qual potencia o GOSP está?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *