AGORA É OFICIAL: GOSP SE DESLIGOU EM DEFINITIVO DO GRANDE ORIENTE DO BRASIL

Agora é oficial: a Assembleia Geral Extraordinária conjunta com a PAEL-Poderosa Assembleia Estadual Legislativa convocada pelo Eminente Grão Mestre do Grande Oriente de São Paulo-GOSP Kamel Aref Saab e apoiada pelo Eminente Raimundo Hermes Barbosa, presidente da PAEL referendou o Decreto 353-2015/2019 que DECRETOU A IMEDIATA DESFEDERALIZAÇÃO DO GRANDE ORIENTE DE SÃO PAULO-GOSP EM RELAÇÃO AO GRANDE ORIENTE DO BRASIL.
Com aprovação de 82,5% dos representantes das Lojas do GOSP no Estado de São Paulo que estavam presentes na Assembleia, foi aprovado o Decreto 353-2015/2019 e agora o Grande Oriente de São Paulo é uma Potência Maçônica não mais federada ao Grande Oriente do Brasil, passando a ser independente, assim como Grande Oriente Paulista. Havia um sentimento entre nossos irmãos do GOSP durante todos esses dias que antecederam a Assembleia de que a independência seria o melhor caminho a ser seguido, devido às ocorrências protagonizadas pelo GOB em vários Estados, com várias dissidências ocorrendo e irmãos tendo suspensos seus direitos maçônicos. Várias Lojas do Estado de São Paulo divulgaram manifestos nesta semana pregando a separação e um dos principais motivos pela decisão seria a permissão para voltarem a praticar a inter-visitação ente as demais Potências, que está ainda proibida por ato do GOB.
À partir de agora um novo tempo se inicia na Maçonaria Paulista, com as 3 Potências estaduais GOP, GOSP e GLESP formando em número de irmãos a maior Maçonaria Brasileira e também Sul Americana. Uma grande oportunidade que os Grão Mestres terão para traçar em conjunto um novo caminho e que traga sim a união, a concórdia e a coesão em torno dos objetivos comuns de todos os Maçons, deixando de lado os projetos pessoais e individuais que possam dividir, para trabalharem conjuntamente em projetos de construir uma Maçonaria que seja realmente progressista e inspiradora, motivando os irmãos de suas Lojas.
Que nossos atuais dirigentes da Maçonaria Paulista sintam a responsabilidade que tem em suas mãos e tenham a visão de aproveitar este momento para que seja este o ponto de partida, para que possamos promover uma verdadeira arrancada da maçonaria no Terceiro Milênio !

56 comentários

  • Aparecido Chagas do Nascimento

    Parabéns aos irmãos, pela coragem de dizer não aos anseios pessoais em prol da união.

  • Aparecido Chagas do Nascimento

    Parabéns ao irmãos, unidos seremos mais fortes

  • José Lopes de Oliveira

    Unidos somos mais.

  • Zulamar Ferreira da Silva

    Parabéns à Maçonaria de São Paulo pelo exemplo de irmandade, o GOSP vai precisar do apoio do nosso GOP e da GLESP, um TFA em nome da Soberana Assembleias Legislativa Maçônica do Grande Oriente da Paraíba.
    Zulamar Ferreira da Silva
    Respeitabilidade Presidente

  • Paulo Roberto Martinello

    Parabéns a todos ! Prevaleceu a Liberdade a Igualdade e a Fraternidade!

  • leonel zavarizi neto

    Parabéns um TFA a todos os nossos irmãos, força força força SFU.

  • Quintin Roberto Vázquez Félix

    Foi muito bom para todos os Maçons
    Vamos unir todas as Potências do Estado de São Paulo.

  • JOÃO DE DEUS NETO

    Parabéns pela lucidez dos irmãos do GOSP e pela coragem de tomar tão importante e necessária decisão.
    Que o GADU proteja vossa independente caminhada.
    T.F.A.

  • Francisco Matildo Almeida Lima

    Parabéns, que GADU ilumine e proteja o novo caminho a seguir transbordando de Fraternidade.

  • Falar de Maçons com atitudes e coragem para assumirem a igualdade, fraternidade, liberdade é comprovar a olho nu, a porta que se abre de dentro para fora, o micro cosmo que se faz presente alterando o Macrocosmo alcançando a arrumação do universo que é comum àqueles de boa vontade. O número 3, das Potências Estaduais GOP, GOSP e GLESP formando em número de irmãos a maior Maçonaria Brasileira e também Sul Americana, nada mais é do que a perfeição de buscar o respeito, a dignidade, e o amor de podermos receber nossos irmãos, como extensão de nossos familiares. Que possamos ter todos os fraternos irmãos em todas as nossas Lojas, dinamizando de forma a crescermos nos estudos, de nós mesmos. Parabéns.

  • Washington Luís de Campos

    Parabéns a todos irmãos do GOSP que empenharam para esse acontecido, desejo sucesso e muita Maçonaria nessa nova jornada.
    TFA
    Irmão Washington Luís de Campos
    ARLS ACÁCIA GUAIRENSE 057

  • Ednir Luppi Filho

    Penso que este momento seria a do cavalo encilhado passando, a oportunidade histórica da fusão das Potências GOP, GOSP e GLESP. Isso sim seria uma demonstração de Maçonaria Unida! Atenção nossos dirigentes, vamos pensar com carinho nisso! Deixemos de lado essas coisas menores de poder, cargos e dinheiro atrapalhar a concretização dos princípios maçônicos mais elementares!

  • Luiz Aparecido da Silva

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP pela sábia decisão que trará a todos os Maçons do Estado de São Paulo a verdadeira fraternidade para nossa Ordem.

  • RONEI ANTÔNIO FERRARI.

    Parabéns aos irmãos do GOSP. chega de obediência cega, chega do chamado “guela abaixo”. Vamos apoiar nossos queridos irmãos do GOSP.

  • Sergio

    Parabéns a todos pela iniciativa, mostrando que Maçonaria é feita por homens livres e de bons costumes, que o que prevalece são as atitudes, junto com a fraternidade e a caridade, independente de Obediência, pois o Maçom é reconhecido pelas atitudes e ações que promove.

  • Sérgio Gois de Oliveira

    Parabéns aos irmãos pela coragem, que todos possam voltar para Câmara de Reflexões e buscar o melhor para a Maçonaria. S.F.U.

  • Divisão nunca é bom e saudável. Vai sobrar para os irmãos das Lojas do GOSP pagarem este investimento. A única parte boa é que unimos, como sempre deveria ter sido, os irmãos do GOP. Vamos ver o que o tempo vai mostrar!

  • Renato Pascoal

    Sensacional!
    São 97 anos de história e fazendo MUITO pela Maçonaria para ser desrespeitado pelo GOB, que agora terá que “engolir quadrado” a perda do maior Estado da Federação.
    Não cuidaram por AMOR, agora perderam pela DOR.

  • Henrique Menezes Lucena

    Vida eterna e abençoada ao GOSP, parabéns aos dissidentes que pensam.

  • Adolfo

    NÃO HÁ BEM QUE SEMPRE DURE E MAL QUE NUNCA SE ACABE. A CASTRAÇÃO GOBIANA ACABOU E SÓ TEM UM CULPADO, O SEU EX GRÃO MESTRE E QUE TUDO QUIS E PERDEU, DEIXANDO COMO ÁGUA ROLAR ENTRE OS DEDOS. PERDEU TIO.!!!!!

  • Cristiano R Silva Filho

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP!! Uma nova fase se inicia!!
    Cristiano R Da Silva Filho
    ARLS luz Paz E Justiça
    G O P

  • Luiz A Marquezin

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP pela sábia decisão que trará a todos os Maçons do Estado de São Paulo a verdadeira fraternidade para nossa Ordem.

  • Renato Oliveira

    Excelente notícia Unidos somos muito mais fortes!!!! Muitas felicidades e sucesso aos irmãos do GOSP.

  • PARABÉNS AOS IRMÃOS DESTE ORIENTE , ISSO JÁ ERA ESPERADO , ESTAMOS TODOS DE PÉ E A ORDEM , IRMÃO ALBERTO SCAFF, ARLS CAVALEIROS DA LUZ , GOMS , SFU:.

  • Excelente notícia Unidos somos muito mais fortes!!!! Muitas felicidades e sucesso aos irmãos do GOSP.
    TFA

  • Sérgio Silva

    Como falar em união qdo estamos vendo um dos maiores rachas da história Maçônica???
    Isso irá perdurar até outro Grão Mestre achar outro caminho e restaurar a filiação.
    Estamos vivenciando um momento de vaidades sem limites ambos (GOB e GOSP) em nenhum momento pensaram nas Lojas nem tão pouco nos irmãos dos quadros.
    Isso promoverá uma demandada sem precedentes nas Lojas o que será um preço muito alto para os irmãos.
    Que o GADU ilumine e preserve a menor célula, as Lojas.

  • Icaro Antônio Garcia

    Viva a Maçonaria Paulista

  • Robertinho

    Espero que esta triplice União GOP GOSP E GLESP se estabeleça com bases em LIBERDADE IGUALDADE E FRATERNIDADE , e que ocorra com dicernimento é União para o engrandecimento de nossa Sublime Ordem.
    TFA

  • Roberto Gomes Galdeano

    O irmao disse que divisão nunca é bom e saudável. Submissão, humilhacao, castração é que não é bom nem saudável.

  • Osvaldo Romio Zaniolo

    Maçom da Maçonaria romântica, cadastro 8181 GLESP. Emérito, aguardo há 43 anos a realização deste sonho. FORÇA QUERIDOS irmãos. Principalmente nesta época em que esta maravilhosa pátria brasileira, NUNCA PRECISOU TANTO DE NÓS! !!

  • Francisco Carlos Domingues

    Parabéns aos Irmãos do GOSP, é um momento para reflexão, mas não podia acontecer de outra forma. Ficar longe dos que buscam o poder pelo poder é saudável.
    Todos devem apoiar este momento de novos rumos, novos caminhos. Liberdade, Fraternidade e Igualdade.

  • Wilson Roberto dos Santos

    Parabéns a todos os irmãos do GOSP, que o GADU dê direção e sabedoria.

  • Amilton Fontes

    Parabéns aos irmãos do GOSP, prevaleceu Igualdade, Fraternidade e Liberdade.

  • Valdecir José Carmello

    Huzzé…Huzzé…Huzzé!

  • Claudinei luiz

    O GOSP sem o GOB tem o reconhecimento da GLUI ?

    • Geraldo Meireles Pacheco

      Que orgulho em ser reconhecido pelos ingleses.
      Eu, de cá, me orgulho mais em poder olhar de frente meus irmãos, minha família e meu espelho.
      Sou maçom independente.

    • Alex Visses

      Meu irmão, o GOB sim, as unidades federadas, independente não! Ou seja, o GOSP não tem reconhecimento de nenhuma potência… Mas rapidamente irão reverter isso!

  • Paulo Santos

    Lamentável. Com a posse do novo Grão Mestre do GOB, ocorrida no último dia 15/09, expectamos que o ato proibitivo da inter visitação, assinada pelo ex-grão mestre, com os nossos valorosos irmãos da COMAB caia, nos próximos dias.

  • ESTÁCIO AMÂNCIO DE MELO

    Boa sorte aos irmãos, que o GADU derrame agora: paz e longa vida a todos….não nos esqueçamos: SOMOS TODOS IRMÃOS!

  • Juliano Pereira de Morais

    Até quando, a vaidade de certos “IIr”, vai sobressair aos nossos preceitos, parabéns ao Gosp, parabéns aos nobres IIr!!!

  • Márcio Vitorino de Souza

    GOSP veio trazer a mudança necessária nesse quase um século sob o regime GOB. Que assim como em nosso Tríplice Fraternal Abraço… a Tríplice Família Maçônica Paulista GOSP, GOP e GLESP façam um tempo de luz a nova história defendendo a LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE de Forma JUSTA e PERFEITA dentro de nossas LOJAS como ETERNOS APRENDIZES que desbastam diariamente sua PEDRAS BRUTAS…..Parabéns!!!! E que GADU ilumine o NOVO GRÃO MESTRE eleito e seja derrubada a intervisitacao até então imposta fugindo de nossos preceitos de UNIÃO.

  • René Crepaldi Filho

    Caro Sérgio, concordo com você, a fragmentação não constroe nada a longo prazo, é uma falsa impressão de empoderamento e que não faz parte de nossos preceitos, quem pode crer naquilo que separa? A Maçonaria está refletindo o que se tornou nosso País hoje, promovendo divisão, para que nenhum grupo tenha força da modificar o “establishment”.

  • Luiz Fernando Caninéo

    Para comemorarmos o resgate da União da Maçonaria Paulista estamos no aguardo do devido decreto para mobilizarmos visitas às Lojas do Grande Oriente Paulista em toda nossa região.
    Oh! Quão bom voltarmos a habitar em união.
    TFA
    Fernando Caninéo

  • Carlos Henrique Menezes Lima

    É de se lamentar chegarmos a esse ponto.
    O GOB se enfraquece com a saída dos irmãos dessa Potência.
    Torço para que tudo seja resolvido com harmonia.
    E agora os irmãos vão ficar ESPÚRIOS?

  • Nilton pereira dos santos.

    Assistimos com tristeza mais este RACHA, lamentavelmente não se aprende com o passado, em 1927, surge MERECIDAMENTE AS GRANDES LOJAS, em 1973, surge MERECIDAMENTE o COLEGIADO DE GRÃOS MESTRES, hoje COMAB e agora a INDEPENDÊNCIA MERECIDAMENTE do GOSP.
    Espero que as divergências não gerem mais hostilidades.
    Nilton pereira dos santos.
    GOBMG.
    CIM 133.307- MI.

  • Claudinei luiz

    Meus irmãos, as potências espúrias e não reconhecidas estão felizes, pois o GOSP desceu ao mesmo nível.
    A carta de regularidade esta com o GOB e GLESP. Sem carta não é maçom regular, é espúria !!!

  • Algumas potencias não se lembram que uma loja justa e perfeita não necessita de estar ligado a uma Potencia. Ainda mais aquela que quer o DOMINIO em tudo e todos.
    Se parar de colocar lenha na fogueira ela se apaga por si só.
    Temos que parar de dar obrigação e satisfação ao GOB e outras que se acham ILUSTRES.
    G.A.D.U. não deixou nenhuma procuração determinando ser a unica Potencia correta esta ou aquela

    • Fernando Correa Itu

      Infelizmente, meu Irmão, cederam aos “poderosos” do GOB, aqueles que não querem “largar o osso”, estão sempre com cargos, sejam na esfera estadual ou federal! LAMENTÁVEL!

  • Fernando Correa Itu

    Que pena que o GOP e a GLESP “abriram as pernas”. O GOB proibia a intervisitação aos irmãos do GOP, na mesma hora que nos libertamos das tiranias, desmandos, opressão do GOB, o GOSP reverteu esta ordem absurda, mas os “perdedores” da eleição estadual do GOSP, não querendo ficar sem os seus fitões e cargos pomposos, ardilosamente tramaram que o GOSP não seja recebido em Lojas da GLESP / GOP. Pena, mesmo, que os dirigentes destas aceitaram! Não foi o GOSP que proibiu a intervisitação, pelo contrário, muitos irmãos visitavam acobertados as Lojas do GOP. LAMENTO GOP e GLESP!

    • Ideval Geraldo Freitas

      Concordo plenamente. Isso no mundo profano é conhecido como retaliação. Foi o GOSP quem primeiro se levantou contra os absurdos do GOB. Na linguagem popular isso é conhecido como: “Vingança de Puta”

  • Mario

    Não foi o Gosp que se desligou , más sim alguns irmão desinformados, que foram para a irregularidade devido uma meia duzia de pessoas que visaram interesses próprios ! mais da maioria regularizou se no GOB- SP , e muitos que se desligaram já estão retornando as lojas do GOB SP !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *